30/03/2011


O que são os Cursos Tecnológicos?

Os cursos tecnológicos destinam-se a alunos que, tendo concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, têm como objectivo qualificar os jovens que desejam, concluído o ensino secundário, ingressar no mundo do trabalho, permitindo ainda o prosseguimento de estudos através de um percurso formativo qualificante – como os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), de nível 4 – ou ingressando no ensino superior.

A quem se
destinam?

Destinam-se a alunos que, tendo
concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, pretendam obter uma formação de nível secundário e, cumulativamente, uma qualificação profissional de nível intermédio, que lhes permite ingressar no mundo do trabalho.


Certificação
Estes cursos conferem um diploma de conclusão do ensino secundário e um certific
ado de qualificação profissional de nível III.


Curso Tecnológico de Desporto na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Objectivos do Curso

O Curso Tecnológico de Desporto tem por objectivo a formação de profissionais capazes de tarefas de dinamização desportiva, nomeadamente em campos de férias e em actividades de desporto-aventura, bem como tarefas de organização e gestão das actividades físicas e desportivas, nomeadamente ao nível dos respectivos equipamentos e estruturas de enquadramento.

Este curso habilita o aluno com um conjunto de saberes no campo específico das actividades físicas e desportivas, que lhe permite, sempre com o enquadramento de técnicos superiores em termos de decisão e orientação profissional, colaborar na organização, realização e avaliação de actividades para diferentes populações em instituições várias, bem como na gestão e manutenção das instalações e dos materiais necessários à prática de actividades físicas e desportivas.

Saídas Profissionais

Com a qualificação obtida neste curso, os alunos poderão trabalhar em sectores como os do desporto, do lazer e do turismo, e exercer as seguintes profissões:

* Técnico de organização desportiva
* Técnico de dinamização desportiva

Referenciais de emprego

As profissões integradas neste sector podem ser exercidas em regime de trabalho independente ou em de diferentes estruturas, nomeadamente em instituições públicas ou privadas, tais como autarquias, complexos turísticos, clubes, associações, federações, instituições particulares de solidariedade social ou outras entidades promotoras de actividades lúdico-desportivas.

Técnico de dinamização desportiva


Técnico de dinamização desportiva


"Recentemente acabei o 12º ano na Área de Desporto e ficando assim como Técnico de Dinamização Desportivo. Posso trabalhar em Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias, Empresas, Complexos Turísticos, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações de Desenvolvimento Regional, Campos de Férias, Actividades de Desporto Aventura e Programas de Índole lúdico-desportiva."


Plano De Estudos





Plano de Estudos

Componentes de Formação

Disciplinas

Carga horária semanal

(x 90 min.)(ª)

10º Ano

11º Ano

12º Ano

Geral

Português

Língua Estrangeira I ou II (a)

Filosofia

Educação Física

Tecnologias da Informação e Comunicação

2

2

2

2( b)

2

2

2

2

2( b)

--

2

--

--

2( b)

--

Subtotal

10

8

4

Científica

Matemática B

Biologia Humana

2

2

2

2

2

--

Subtotal

4

4

2

Tecnológica

Psicologia A

Organização e Desenvolvimento Desportivo

Práticas Desportivas e Recreativas

2

2

2

2

2

4

2

2

--

Subtotal

6

8

4


Carga horária anual

(x 90 min.)

Área
Tecnológica
Integrada (c)

Área de
especificação (d)

Práticas de Dinamização Desportiva

Práticas de Organização
Desportiva

120


Projecto tecnológico (e)

27
(147)


Estágio (f)

160

Educação Moral e Religiosa (g)

(1)

(1)

(1)

Total

20(21)

20(21)

17(18)

Máximo Global (Período de Estágio - horas)

35(36,5)







(a) O aluno deverá dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para a leccionação da disciplina com a carga horária definida.

(c) A Área Tecnológica Integrada é assegurada pelo docente que lecciona a disciplina de Especificação.

(d) O aluno frequenta a disciplina correspondente à Especificação em que se inscreveu.

(e) A gestão da carga horária anual (147 x 90 minutos) da especificação e do Projecto Tecnológico será da responsabilidade da escola, salvaguardando que a carga horária anual da disciplina de Especificação seja de 120 unidades lectivas e a do Projecto Tecnológico de 27 unidades lectivas.

(f) A organização do Estágio será objecto de regulamentação própria, aprovada pelo Ministro da Educação.

(g) Incluindo um total de 24 horas de gestão flexível da responsabilidade do professor-orientador e alunos-formandos. Esse total deverá ser utilizado para a elaboração do Plano de Estágio e para as diversas reuniões de orientação e avaliação.

(h) Disciplina de frequência facultativa.